APRESENTAÇÃO
O curso de Finanças da Universidade Federal do Ceará no campus de Sobral foi criado em julho de 2009, tendo sido o primeiro curso de graduação em Finanças do país. São oferecidas, anualmente, 50 vagas no turno da noite, e a carga horária totaliza 3024h, com tempo de integralização entre 8 (mínimo) e 12 semestres (máximo). O curso foi reconhecido pelo MEC em 2014 e obteve conceito 4.
Competências e Mercado de Trabalho
O curso de Finanças transmite ao aluno uma série de conhecimentos de ampla aplicabilidade: cálculo, matemática financeira, estatística e econometria – aplicação dos conceitos de estatística à análise de dados econômicos – disciplinas de história econômica, sociologia, contabilidade e direito, e, finalmente, disciplinas mais voltadas a habilidades específicas exigidas pelos mercados financeiros e de capitais. O bacharel em Finanças terá competências como visão global e sistêmica das organizações e do mercado, raciocínio lógico e analítico, planejamento estratégico, análise de risco e tomada de decisões. Assim, o financista pode optar por seguir a carreira acadêmica em áreas afins, como Economia, Administração etc., ou ainda adentrar o mercado de trabalho em indústrias, comércios, agências financeiras, empresas públicas, bancos e consultorias.
Estrutura da Graduação, Iniciação à Academia ou ao Mercado
A Universidade Federal do Ceará incentiva a coexistência de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. No curso de Finanças, o Ensino engloba atividades em sala de aula e laboratório, contando também com monitorias ministradas por alunos veteranos.
A Extensão se materializa, em geral, em cursos e programas abertos à comunidade acadêmica e à população, como os cursos preparatórios para a ANPEC (exame de seleção para o mestrado em Economia) e para o CPA-10 (certificação bancária). Finalmente, atividades de Pesquisa são realizadas em laboratórios diversos, como o LEP (Laboratório de Estudos da Pobreza), o LEER (Laboratório de Estudos em Economia Regional), o LABOFIN (Laboratório de Estudos em Finanças) e outros.
Em sintonia com a tendência ao empreendedorismo e necessidade de experiência de mercado para os alunos, há também a Empresa Júnior dos recursos de Finanças e Ciências Econômicas, a PROJECT /UFC.